quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Histórico da Minha Família






Brazão da Familia Uzêda Luna




Origem materna: Até onde pude conhecer

Como sempre, em toda estória... eram três irmãos, vindos da Espanha, três fidalgos, sobrinhos do Papa Luna, cujo castelo ainda existe, segundo me contou Deodato Madureira que o visitou em Andaluzia.

Brigaram com o Papa, ou por razões íntimas, aquele os remeteu para o Brasil, terra selvagem e promissora, parece-me até que com Tomé de Souza, Primeiro Governador Geral do Brasil, chegando à cidade do Salvador em 1549.

Eram os ditos fidalgos D. Rodrigo, D. Antonio (casado com a filha do Visconde Ferreira Bandeira) e o terceiro não consegui descobrir o nome. Eles se estabeleceram na cidade de Santo Amaro da Purificação, recôncavo da Bahia, banhada pelo rio Subaé.

Descendo da família de D. Rodrigo de Uzêda Y Luna, dono de uma imensa prole. Maria Joaquina de Uzêda Y Luna avó de minha mãe, casou-se com D. Francisco de Paula Almeida Couto da estirpe do Barão do Desterro e herói do Paraguai. Houve outra Irma donde descende Elmira Pimentel que se casou com um Garcia Gil Pimentel, parente bem chegado do Visconde de São Lourenço Gonçalves Martins, cujo irmão Antonio foi o padrinho do meu ascendente Sergio Cardozo.

Maria Joaquina de Uzêda Y Luna teve com D. Francisco de Paula Couto, os seguintes filhos, não vai ser colocado em ordem de nascimento, pois ainda era menina quando me relataram tudo isto e, depois se falava muito no assunto, mais eu me interessava apenas pela parte romântica existente.

Maria Odília Couto morreu em 1914 antes de eu nascer, Tia Sinhá, não me lembro o nome, mas a conheci era uma bela senhora de cabelos brancos e olhos azuis, que se casou três vezes, teve vários filhos e netos de sobrenomes Fernandes, Coutinho, Acioly, Menford e outros mais, alguns importantes, como Dr. Cerqueira Lima etc, etc.

Os pais de Maria Odilia Couto eram donos do Engenho Quissamã, na antiga Lapa ( arraial, depois distrito de Traripe e hoje cidade desmembrada de Santo Amaro, chamada Amélia Rodrigues em homenagem a uma educadora e poetisa local)Maria Odília Couto se casou com Sergio Cardozo e teve quatro filhos com ele.

Adélia Cardozo Barretto nasceu no dia 24 de julho de 1884 na Fazenda Salgado.
Alarico Cardozo nasceu no dia 28 de abril de 1886 na Fazenda Salgado.
Samuel Cardozo nasceu no dia 18 de julho
Azurah Cardozo Almeida nasceu no dia 14 de fevereiro


Sergio Cardozo nas segundas núpcias se casou com Elisa Costa (mãe Iaiá) com quem teve três filhos: Elisette, Elderico ( Tio Zoza) e Ivan que morreu pequeno.

Elderico casou com Maria José (Menininha)
Elizette Cardozo casou com Dr. Alipio Maia Gomes e teve com ele 4 filhos:
Luiz Cardozo Maia nasceu no dia 4 de abril de 1913
Francisco Cardozo Maia nasceu no dia 11 de julho de 1914
Yara Cardozo Maia nasceu no dia 7 de julho de 1915
Inah Cardozo Maia nasceu no dia 22 de outubro de 1916 – afilhada de Adélia

Yara Cardozo Maia se casou com João Brandão e teve cinco filhas : Isa, Elizete Maria, Amazonina, Yara e Auxiliadora


Origem Materna – Família Sergio Cardozo e Maria Odilia

D. Rodrigo de Uzêda Y Luna ( espanhol) radicado em Santo Amaro da Purificação pai de Maria Joaquina de Uzêda Y Luna Couto, casada com D. Francisco de Paula Couto, pais de Maria Odília Couto que teve com Sergio Cardozo cinco filhos.

1.Dinoraha e Genaro faleceram pequenos;

2.Azurah, casada com Leonel de Almeida e Silva da cidade de Feira de Santana, tiveram três filhos Ivan, Ivette e Raimundo que faleceu pequeno.
Ivan Cardozo Almeida nasceu no dia 18 de julho de 1915
Ivette Cardozo de Almeida nasceu no dia 5 de fevereiro de 1917
Ivan se casou com Doralice Jones. Tiveram duas filhas: Geisa e Thaisa de Almeida Affonso casada com Alberto Affonso que têm três filhos: Arany, Amon e Alan.
Ivette se casou com um português Jose de Araujo Barbosa natural de Traz Os , Montes tiveram três filhos: Ivete Margarida, Iolita, Ieda e Raimundo.
Raimundo casou com Nilza Cardozo Barbosa e tiveram três filhos: Veronica, Viviane e Adelino
Iolita se casou com Elisio Albuquerque e tiveram quatro filhos: Rejane,Roberto Ivan Laise e Luciana

3.Adélia Couto Cardozo, casada com Leôncio Barreto dos Santos, também de Feira de Santana e primo carnal de Leonel, tiveram 11 filhos somente sobreviveram a mais velha Vellêda, casada com Antonio Henriques da Rocha Pinto e Nilza Guimarães casada com Gilberto Guimarães que não tiveram filhos.

Vellêda nasceu as 1:30 da madrugada no dia 21 de agosto de 1915. Batizou-se no dia 18de julho de 1916, na Igreja de Nazaretti, distrito de Nazaré na Bahia. Foram seus padrinhos Samuel Cardozo e a professora Maria Esmeralda da Cunha e Silva.
Nilza nasceu as 6:00 da manhã no dia 22 de dezembro de 1920 na casa da rua do Socorro, 9 no Distrito de Brotas. Batizou-se na Igreja de Nazaré, foram seus padrinhos meu pai Sergio Cardozo e Eliza Cardozo minha madrasta


Velleda e Antonio não tiveram filhos biológicos mas adotaram judicialmente Lucia Lelis Pinto Ribeiro, casada. Vellêda e Antonio Henriques tiveram duas netas.

4.Samuel Couto Cardozo, casado com Elvira Costa da cidade de Conquista, não tiveram filhos

5.Alarico Couto Cardozo, casado com Celina Genaro Ribeiro tiveram três filhos: Celina, Dalva ( morreu ainda menina) Samuel e Célia





Origem Paterna: Até onde pude conhecer

Nazário Cardozo de Lavas Diamantina
José Joaquim Cardozo casado com Alexandrina Francisca de Morais Cardozo tiveram dois filhos:
Sergio Cardozo nasceu em 7 de outubro de 1858 na Fazenda Salgado, em Berimbau, municipio de Santo Amaro.Foi casado na primeira nupcia com Maria Odília e na segunda nupcia com Elisa Costa
Adélia Cardozo da Silva casada com Marechal Affonso da Silva tiveram uma única filha Alsgá

13 comentários:

Anônimo disse...

Só retificando, os filhos de Thaisa Almeida Affonso são: ARANY, Amon e Alan e não Aurea, como foi posto no texto.

Mara disse...

Gostei muito de saber sobre o história de minha família ou melhor acredito que seja. Pois também tenho o sobrenome Uzêda sou neta de Manoel Uzêda, também nascido na Fazenda Salgado, em Berimbau, município de Santo Amaro-Ba. Pessoa esta muito influente na cidade em sua época.Me sentir honrada por saber mais sobre minhas origens.

Mara disse...

Gostei muito de saber sobre o história de minha família ou melhor acredito que seja. Pois também tenho o sobrenome Uzêda sou neta de Manoel Uzêda, também nascido na Fazenda Salgado, em Berimbau, município de Santo Amaro-Ba. Pessoa esta muito influente na cidade em sua época.Me sentir honrada por saber mais sobre minhas origens.

Anônimo disse...

Gostei de saber sobre minha Familia Luna..só tenho uma dúvida..sou aki do ceará e a familia aki é imensa e tá crescendo cada vez mais e a matriarca da familia chama-se conscebida Luna ,alguém desse blog á conhece?

Raiza disse...

Eu tbm sou Uzeda Luna mas nao conhecia a estória da minha familia. Eu sabia que meu avô Antonio tinha descendencia real e que era da cidade de Santo Amaro, tendo parentes por la, mas minha avó nao fala muito nisso e ele morreu muitos anos antes de eu nascer.

Carlos Rocha disse...

Olá Sra. Velleda,

Meu nome é Carlos Madureira Rocha,

Sou neto de Deodato Madureira. Encontrei uma referência a ele em seu artigo. Estive imaginando se poderia me falar um pouco dele, uma vez que estou fazendo uma pesquisa e reunindo informações a seu respeito.

Muito obrigado.

Unknown disse...

Achei super interessante saber um pouco mais da origem do meu sobrenome Uzêda Luna, sou neto de Antonio de Uzêda Luna, porém pouco sei sobre sua descendência já que ele faleceu antes mesmo do meu nascimento, sou natural de Santo Amaro da Purificação e radicado em Teodoro Sampaio e minha avó não fala muito sobre ou talvez não saiba.

Gildete Uzêda luna disse...


Olá,meu nome é Gildete Uzêda luna gostei muito de saber sobre a história do meu sobrenome,sou nascida da cidade de Teodoro Sampaio.

Unknown disse...

Olá parentes, esta é nosso "galho" do tronco principal dos Uzêda Luna:
Bisavô: D Manoel Estevan
Avô: João Luiz de Uzêda Luna
Avó: Ana (Dinda)
Tios e Tias: Nair, Nadir, Nelson, Zezinho
Pai: Niraldo de Uzêda Luna
Mãe: Eunice (Nicinha ou Nenen Vieira)
Irmãos e Irmães: Ana Elvira, Niraldo Junior, Eunicita
Esposa: Maria Goretti Barros
Filhos: Thayane e Thaylson

Bisavô D Manoel teve 14 filhos (parte da familia na Bahia, Alagoas, Petrolina, Rio, São Paulo e Recife com a vinda do filho João Luiz)
Sendo assim são 14 tios-avós que tenho, somente conheci um: Estevito (Alagoas) quem e quais são os outros! Vamos preencher juntos?

Sei que sou parente de Nelmar, filho de tia Margarida
primo de Fernando Roberto, Sonia Maria também faz parte das origens através de Tio Estevito

Unknown disse...

Sou neto de olivar de uzeda luna,meu Rogério luna da Silva.
Algum parente meu? contato 71 987265388

Anônimo disse...

você tem nelmar,joão luiz, e nelia. filhos de nelson com margarida. residiam em santos sp//////joão estevens, em maceo. varios tios e tias na cidade de petrolina pe. //////eu sou filho de osvaldo de uzeda luna, filho de manoel estevens de uzeda luna.natural de alagoinhas pe.

Anônimo disse...

Olá, sou Pietro moura, sou de Feira de Santana, e a familia da minha vó possui Uzeda, não cheguei a herda-lo más é provável um grau de parentesco segundo essa história? Estou tentando procurar minhas raizes e me deparei com Uzeda vindo da Espanha.

Anônimo disse...

Relato de minha mãe Maria de Loudes Uzêda Luna Santos "Massa já sabia que pertencemos a realeza, meu avô tinha terras em santo amaro e Amélia Rodrigues de herança, meu pai e tio nunca reivindicaram. Minha mãe sempre falava sobre a família. O nome do meu avô era Parmedio de Uzeda Luna e minha avó Sinhá Pereira de Souza, meu tio Benedito , tia Carlinda e Honorina que seria meu nome em sua homenagem kkkkkkk"